Clique aqui e conheça nosso Observatório do Desenvolvimento Regional

APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA


O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, tem por objetivo a criação de instrumentos institucionais que possibilitem a formulação e circulação de uma nova visão do desenvolvimento, considerando as especificidades regionais. Neste sentido, o programa do curso organiza conteúdos disciplinares que permitem o aprofundamento da análise da realidade regional, orientando a atuação local numa compreensão global do desenvolvimento. A articulação destas dimensões do desenvolvimento caracteriza-se por um processo de crescente complexidade que pressupõe uma compreensão sistêmica dos fatores sociais, políticos, econômicos, culturais e ambientais que pode ser alcançada mediante integração de diversas contribuições teóricas/metodológicas.
Resolução 19/2012 - Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional
MestradoO curso de Mestrado em Desenvolvimento Regional foi estruturado de forma a preencher a lacuna existente na qualificação acadêmica e profissional nas áreas relacionadas a socioeconomia e a sociopolítica do desenvolvimento regional. Pretende, assim, capacitar profissionais, técnicos e cientistas vinculados à administração pública (municipal, estadual ou federal) e ao setor privado, bem como, profissionais liberais interessados na temática do desenvolvimento regional.
Área de ConcentraçãoDesenvolvimento Regional Sustentável.

Linhas de Pesquisa
Estado, Sociedade e Desenvolvimento no Território
Esta linha de pesquisa abrange um conjunto de temas relacionados à compreensão da diversidade histórico-cultural do território aos impactos sócio-ambientais do desenvolvimento e à gestão e análise de políticas públicas, inclusive problemáticas específicas como poder local, planejamento urbano e regional e turismo.
Dinâmicas Socioeconômicas no Território
Esta linha de pesquisa abarca a distribuição espacial e setorial da atividade produtiva, passando pela emergência da economia solidária e desembocando na análise da contribuição da ciência e tecnologia para o desenvolvimento, inclusive questões específicas como arranjos produtivos locais, processos de clusterização e redes de cooperação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EVENTO QUE O PPGDR RECOMENDA